Escola primária – Como funciona o Ensino Fundamental no CCDA

Compartilhe:

Saiba mais sobre a escola primária no CCDA e garanta uma educação de qualidade para seu filho.

A educação primária é o alicerce do conhecimento, moldando os primeiros passos para um futuro brilhante.

Neste artigo, exploraremos a importância da educação primária, o que buscar ao escolher uma escola primária e apresentaremos o CCDA como uma referência em qualidade educacional.

Educação: A maior herança que se pode deixar para quem se ama.

 

A importância da educação primária

Para crianças entre 6 a 14 anos de idade, a educação primária desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças, estabelecendo os alicerces para seu crescimento futuro.

Além de proporcionar habilidades fundamentais como leitura, escrita e matemática, a escola primária é um ambiente essencial para contribuir no desenvolvimento social e emocional, capacitando as crianças a interagir, colaborar e resolver conflitos.

Nesse período educacional, as crianças também desenvolvem habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, a resolução de problemas, o raciocínio lógico e passam pela importante etapa da alfabetização.

A escola primária desempenha um papel significativo na formação de cidadãos responsáveis.  Desde pequenos, são apresentados conceitos de responsabilidade social e ética, moldando não apenas o caráter das crianças, mas também as preparando para contribuir de maneira positiva para a sociedade ao seu redor.

O que buscar em uma escola primária

Ao buscar uma escola primária para seu filho, existem alguns aspectos que devem ser analisados para garantir uma educação de qualidade. Confira a seguir alguns pontos importantes a serem considerados:

Metodologia de Ensino

Ao escolher uma escola primária, é importante analisar a metodologia de ensino. Veja se estão alinhados com suas expectativas, garantindo que seu filho receba uma educação de qualidade desde a infância.

Qualidade dos professores

Os professores desempenham um papel importante na formação dos alunos. São eles que são os principais responsáveis em transmitir o conhecimento de forma clara, lúdica e envolvente para o desenvolvimento integral dos alunos.

Observe se a escola incentiva os professores e toda a equipe pedagógica a acompanhar as novas tendências educacionais e avanços tecnológicos que podem enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos.

Desenvolvimento da inteligência emocional

Uma boa escola deve formar seres humanos para que consigam lidar com
suas emoções, como por exemplo, o medo, a tristeza e a raiva. É importante
desenvolver habilidades que contribuam nas relações sociais, onde é trabalhado
o sentimento de alegria, perdas e frustrações desde a infância. Verifique como a escola incentiva os alunos a desenvolverem inteligência emocional.

Atividades esportivas

O esporte treina e também prepara o aluno para a vida, atividades esportivas
incentivadas desde a infância, estimula hábitos saudáveis, coordenação
motora, raciocínio lógico, convívio social, combate a obesidade, respeito às
regras e diminuição do risco de doenças. Verifique quais atividades esportivas a escola possui.

Infraestrutura completa

É saudável para seu filho estudar em um ambiente onde ele possa explorar diversas atividades, onde tenha uma infraestrutura que oferece amplos espaços para o convívio social e lugares adequados para os estudos.

Verifique se a escola tem os recursos necessários para criar um ambiente propício ao aprendizado, como salas de aula equipadas, piscina coberta e aquecida, playground, cantinas, quadras poliesportivas, brinquedoteca, laboratório, além de áreas verdes que permitem o contato com a natureza.

Conheça a escola primária mais completa de Diadema

O Colégio Carlos Drummond de Andrade se destaca como a escola mais completa de Diadema, proporcionando um ambiente de aprendizado onde cada detalhe é cuidadosamente pensado para o desenvolvimento integral dos alunos.

Veja como é estruturado cada fase do Ensino Fundamental:

Ensino Fundamental l

O Ensino Fundamental I, também conhecido como anos iniciais, é o período do 1° ao 5° ano, para alunos de 6 a 10 anos. Nesse período o aluno aprende a ter domínio da língua falada e escrita, princípios matemáticos, científicos e artes.

No Ensino Fundamental I do CCDA, a excelência educacional se manifesta através da metodologia de ensino forte com o sistema didático ETAPA, o melhor material didático do mercado educacional, cuidadosamente elaborado para estimular o aluno a aprender e experimentar.

Nesta etapa, os alunos também aprendem a desenvolver o gerenciamento das emoções, através do material didático da Escola da Inteligência, que foi desenvolvido pelo renomado escritor e doutor Augusto Cury e tem o objetivo de trazer Educação Socioemocional para as crianças, para que elas sejam capazes de reconhecer seus sentimentos, canalizar suas emoções e a conviver em sociedade.

Ensino Fundamental ll

No Ensino Fundamental II, período do 6° ao 9° ano, para alunos de 11 a 14 anos. É a continuação do ensino fundamental I. Nesse período o estudante encara desafios mais complexos, adquirindo conhecimentos mais profundos.

Nesse ciclo de aprendizagem, tem um professor para cada disciplina, é uma fase onde o aluno ganha mais autonomia e para quem estuda em escola particular, tem a possibilidade de diversificar o processo de aprendizagem, através do uso de computadores, tablets, além de manter a continuidade das aulas de inglês, que são oferecidas 4 vezes por semana desde o Jardim I pela melhor escola de idiomas do Brasil, a Cel Lep.

 

O material didático da Escola da Inteligência para os estudantes dessa faixa etária levam à reflexão sobre a importância de conhecerem o funcionamento da mente humana e ensinam a desenvolver os códigos da inteligência, como criatividade, liderança, resiliência, entre outros, para construir relações saudáveis e administrar as emoções, que são influenciadas por estímulos internos e externos, interferindo diretamente nos nossos comportamentos e interpretações.

Aqui no CCDA também oferecemos aos alunos do Ensino Fundamental I e II a natação como um benefício e também temos os cursos Extracurriculares, como: futsal, basquetebol, handebol, Judô, Ginástica Rítmica, Vôlei e Robótica.

Agora você já sabe como funciona o Ensino Fundamental I e II no CCDA, venha nos conhecer. Agende sua visita com a secretaria, será um prazer receber você e o seu filho em nosso colégio.

Compartilhe:

fale com a
nossa secretaria.

VEJA TAMBÉM