Qual a idade certa para alfabetização?

Compartilhe:

Saiba mais como a alfabetização pode impactar no processo de aprendizagem do seu filho.

A alfabetização é um dos principais momentos no processo de aprendizagem que o seu filho pode viver e que precisa de muita atenção. Você já parou para pensar como é a alfabetização nas escolas e como ela pode impactar no desenvolvimento do seu filho?

A educação de qualidade desde a infância faz toda a diferença e por isso separamos informações essenciais para que você entenda mais sobre a alfabetização e para que você faça a melhor escolha na hora de matricular seu filho em uma escola particular.

O alicerce para um futuro brilhante.

O que os estudos dizem sobre alfabetização

Qual idade a criança deve estar alfabetizada? Essa é uma questão que gera algumas dúvidas.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização deve iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos e a alfabetização integral deve ser finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental, pois é nesse período que a criança está mais apta para aprender a ler e escrever.

Mas o processo de alfabetização pode ser estimulado muito antes, nos anos iniciais as crianças podem desenvolver habilidades que irão contribuir na alfabetização, como manusear massinha para melhorar a coordenação motora que ajudarão na escrita, aulas de contação de histórias ou de músicas, para a criança compreender a sonoridade das palavras, assimilar o que está sendo ensinado e estimular áreas cognitivas.

Diferença entre alfabetização e letramento

Na alfabetização é quando a criança desenvolve habilidades para a prática de leitura e escrita, esse processo de alfabetização normalmente ocorre no 1º ano do Ensino Fundamental I e no 2º ano Ensino Fundamental I, nessa fase do conhecimento as crianças aprendem a reconhecer as letras e memorizar.

Já o letramento é mais profundo, está relacionado a capacidade de interpretação.

Uma criança que sabe ler e escrever é alfabetizada, mas quando ela compreende o texto, reflete, sabe interpretar a história com clareza e organiza discursos, ela é uma criança letrada.

Como contribuir na alfabetização do seu filho

O processo de alfabetização é um momento único para uma criança e pode ser determinante na sua formação. Estar do lado da criança nesse momento pode ser mágico e marcante também para a vida dos pais.

Por conta disso, separamos 10 dicas práticas para você utilizar no dia a dia na alfabetização do seu filho.

Leia histórias infantis para seu filho, sendo a mesma história mais de uma vez;
Seja um bom leitor, seu filho irá utilizar o seu modelo de leitura para se inspirar;
Aproveite as situações nas ruas e incentive seu filho a ler os cartazes e outdoors;
Prepare receitas culinárias com seu filho e peça ajuda para ele;
Peça para que seu filho leia os rótulos das embalagens;
Ajude seu filho a ler os jogos de vídeo game e estimule ele a ler em voz alta.
Deixe bilhetes para seu filho e estimule-o que ele faça o mesmo;
Faça a lista de compras com seu filho e peça para que ele faça a dele;
Mostre a agenda telefônica para seu filho e ensine ele a preencher;
Estimule seu filho para que leia o calendário e objetos em casa;

É importante que você entenda e respeite o ritmo da criança e se coloque no lugar dele em cada situação, assim você poderá ter dias de muito aprendizado e mais felizes ao lado do seu filho.

Como funciona a alfabetização no CCDA

Aqui no Colégio Carlos Drummond de Andrade utilizamos para alfabetização o material didático do sistema ETAPA aliado à Escola da Inteligência.

O material didático do sistema ETAPA é adequado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular, é ricamente ilustrado e detalhado, repleto de atividades práticas, exercícios e conteúdos complementares que aprofundam a fixação dos conceitos e abordam de forma estimulante as informações das matérias.

No primeiro ano de alfabetização é realizado por meio de pequenos textos, associados a uma melodia ou animação, disponíveis no aplicativo exclusivo do ETAPA para os nossos alunos. É uma forma divertida para despertar a criatividade, favorecer a expressão e valorizar a interpretação, além de apresentar às crianças os estudos de forma envolvente, atraente e comprometida.

Nesse momento também utilizamos a material da Escola da Inteligência para que os alunos aprendam de forma leve a desenvolver o gerenciamento dos pensamentos e das emoções, a pensar antes de agir e reagir, a trabalhar perdas e frustrações, a colocar-se no lugar do outro, a (re)conhecer e a expandir suas características psicológicas saudáveis e a trabalhar as não saudáveis.

Agora que você já sabe mais sobre a importância da alfabetização para crianças e como o CCDA pode contribuir na educação do seu filho, venha nos visitar. Agende sua visita com a nossa secretaria!

Compartilhe:

fale com a
nossa secretaria.

VEJA TAMBÉM