Futsal como forma de educar e desenvolver as crianças

Compartilhe:

Saiba como o futsal pode contribuir para a formação do seu filho, ensinando habilidades essenciais para a vida.

Você sabia que o futsal é uma modalidade esportiva muito popular? Isso acontece por ser um esporte democrático, onde pode ser jogado em quase todo lugar. O futsal é uma variação do futebol que é jogada em uma quadra, amplamente praticada em escolas, clubes e ligas esportivas ao redor do mundo.

A aula de futsal na escola desde cedo, promove aos alunos aprenderem: o trabalho em equipe, o espírito esportivo e o respeito às regras do jogo, aprendem a lidar com vitórias e derrotas, a importância da cooperação e a desenvolver habilidades sociais, como a comunicação e a tomada de decisões em grupo. O futsal é uma modalidade esportiva e uma excelente atividade física que destaca se por ser: divertida e por oferecer uma série de benefícios aos praticantes.

Neste artigo vamos falar sobre a importância do futsal na formação dos alunos em idade escolar e como elas podem se tornarem campeãs tanto nas quadras quanto na vida.

Eu sinto uma necessidade sem fim de aprender, de melhorar, de evoluir, não apenas para
agradar ao treinador ou aos fãs, mas também para satisfazer a mim mesmo.
Cristiano Ronaldo

Como o futsal pode contribui na formação individual das crianças

A criança durante sua vida escolar enfrenta diversos desafios que as preparam para a vida e é fundamental que ela tenha um ambiente para essa preparação e as aulas de futsal propõe uma variedade de situações problemas e desafiadoras que visam essa preparação da criança para lidar no dia a dia adequadamente com
esses desafios.

Desenvolver o aluno adequadamente é garantir que a modalidade esportiva de futsal promova valores fundamentais, como respeito ao próximo, senso de coletividade, amizade e lealdade. Portanto, as aulas de futsal oferecem um ambiente propício para o desenvolvimento físico, técnico, social e cognitivo da criança, proporcionando benefícios que vão além do esporte em si. Enfim, o futsal é uma modalidade que contribui estrategicamente para o desenvolvimento cognitivo da criança, uma vez que ela precisa durante as aulas e partidas, analisar o seu posicionamento e dos adversários, buscar espaços livres e tomar decisões rápidas.

Conheça os benefícios do futsal

Para crianças que estão em pleno desenvolvimento, o futsal promove benefícios satisfatórios e significativos que melhoram o desempenho escolar. Destacamos alguns:

A criança desenvolve cada vez mais a capacidade de concentração e foco;
Enriquecimento valioso do repertório de habilidades e estratégias que podem ser aplicadas em diversas situações cotidianas;
Desenvolvem a capacidade de resolver problemas, trabalhar em equipe e lidar com diferentes situações de forma eficaz e adaptável;
Aquisição confiança e resiliência, qualidades essenciais para lidar com os obstáculos da vida;
Realização de movimentos básicos e essenciais durante as aulas e utilizado nos jogos como receber, passar, chutar, rebater, saltar e driblar;
Desenvolvimento de capacidades importantes como: força, velocidade, resistência, agilidade, equilíbrio e coordenação motora;
Desenvolvimento social;
Bons hábitos.

Como o futsal é praticado no CCDA

No Colégio Carlos Drummond de Andrade, levamos muito à sério a educação aliada com os esportes. Acreditamos que são pilares fundamentais para a formação intelectual, emocional, físico, cultural e social dos nossos alunos.

Durante todo ano letivo, nossos alunos podem contar com uma infraestrutura de alta qualidade, as aulas de futsal são conduzidas por professores qualificados, as aulas de futsal costumam ser organizadas em formato de turmas, onde os alunos são separados por faixa etária (séries), durante as aulas, são trabalhados aspectos técnicos, táticos e físicos do futsal, levando em consideração: a iniciação esportiva, a idade e o desenvolvimento dos alunos.

Importante destacar que o futsal no colégio é realizado de forma segura, com a utilização de equipamentos de proteção adequados, supervisão dos professores e respeito às regras do jogo. Também é fundamental destacar que incentivamos a participação ativa dos nossos alunos em jogos e campeonatos internos promovendo um ambiente saudável, engajador e positivo para a pratica dessa modalidade esportiva.

Trabalhamos intensamente com cada aluno, desde a educação infantil até o ensino médio, para que desenvolvam habilidades relacionadas à tomada de decisão, aprimoramento das relações interpessoais e respeito.

Utilizamos o material didático do sistema ETAPA para ampliar a visão de mundo dos estudantes, e as disciplinas acadêmicas são integradas em grupos para reforçar, estimular ainda mais a interação entre os alunos.

Além disso, utilizamos o material da Escola da Inteligência, desenvolvido pelo renomado escritor e doutor Augusto Cury, para fortalecer conceitos essenciais para a formação escolar, como inteligência emocional, capacidade de pensar antes de agir e reagir, criatividade, autoestima, habilidade de lidar com perdas e frustrações, resiliência e autocontrole.

No CCDA, oferecemos uma formação completa, incluindo aulas de natação com a metodologia do medalhista olímpico Gustavo Borges, que trabalha o reforço do condicionamento físico, da respiração e da capacidade de concentração.

Agora que você conhece a importância de praticar o futsal, agende uma visita com a secretaria e conheça nossa infraestrutura. Será um prazer receber seu filho em nosso colégio, onde ele poderá estudar e praticar esportes ao mesmo tempo.

Compartilhe:

fale com a
nossa secretaria.

VEJA TAMBÉM