Carlos Drummond de Andrade

Compartilhe:

Conheça mais sobre a história e obras de Carlos Drummond de Andrade.

Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores poetas brasileiros e um dos principais escritores do Modernismo no Brasil. Em sua trajetória, Carlos abordou em suas obras desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, até questões cotidianas, familiares e políticas. Fique conosco e leia esse conteúdo especial!

No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Quem foi Carlos Drummond de Andrade

Considerado um dos poetas mais influentes do século XX, Carlos Drummond de Andrade nasceu em 31 de outubro de 1902, em Itabira, Minas Gerais. Drummond foi o nono filho de uma família de fazendeiros tradicionais da região.

Desde pequeno ele demonstrou interesse pela literatura. Em 1916, ingressou no Colégio em Belo Horizonte e depois de dois anos, foi estudar no internato jesuíta no Colégio Anchieta, no interior do Rio de Janeiro, Nova Friburgo.

Por vontade dos pais o escritor se formou em farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mas ele não chegou a atuar na profissão, e acabou dando aulas de português e geografia e trabalhando como tradutor de títulos de autores como Bertolt Brecht e Federico García Lorca.

Em 1925, o ano que concluiu a faculdade, o escritor se casou com Dolores Dutra de Morais e fundou com outros escritores “A Revista”, veículo com publicações que consolidaram o Modernismo mineiro.

Em 1928, fez a publicação que impactou sua carreira: a poesia “No Meio do Caminho”, na Revista de Antropofagia de São Paulo.

A obra foi criticada pela imprensa, por conta da construção repetitiva e inusitada de suas estrofes. O trecho “No meio do caminho tinha uma pedra / tinha uma pedra no meio do caminho” ganhou repercussão e a poesia foi apontada até como forma de provocação na época.

Ainda em 1928, Drummond ingressou no serviço público como auxiliar de gabinete da Secretaria do Interior.

Durante os anos 60 e 70 escreveu para jornais do Rio de Janeiro e dedicou-se à produção de crônicas e poesias.

O estilo poético de Carlos Drummond de Andrade ficou caracterizado por observações do cotidiano misturadas a traços de ironia, pessimismo e humor. Várias de suas obras foram traduzidas para diversos idiomas.

O poeta faleceu em 17 de agosto de 1987 no Rio de Janeiro, dias após a morte de sua única filha, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

Principais obras de Carlos Drummond de Andrade

A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade

A rosa do povo é um livro que pertence ao alto modernismo literário brasileiro, no qual Drummond se baseia em muitos versos do poeta norte americano Walt Whitman. Ironizando o passado literário brasileiro, trata-se de um testemunho de suas ideias e afetos no auge de sua maturidade. O autor começava a olhar para o passado como poucos autores, descrevendo os sinais confusos do século XX.

A bolsa e a vida, de Carlos Drummond de Andrade

Publicada em 1962, o livro A bolsa e a vida conta através de crônicas detalhadas os acontecimentos cotidianos no Brasil da década de 1950, em um tom de leveza e ironia, característica típica dos textos de Drummond.

De notícias e não notícias faz-se a crônica, de Carlos Drummond de Andrade

Publicados ao longo de um período bastante duro da vida social brasileira em plena ditadura militar, os textos desta obra causaram impacto aos leitores daquela época. Drummond conta em detalhes e ironia os flashes da vida no Brasil.

Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade

Esta obra reúne poemas que demonstram as visões da infância e da adolescência de Carlos Drummond de Andrade. Durante a leitura somos convidados a participar do mundo que fundou a sua poesia os bichos, plantas e árvores e a vida na natureza que é sempre igual, mas que aos olhos do poeta eram donos de imensurável beleza.

Cronologia das Poesias e Prosas de Carlos Drummond de Andrade

Poesias

Alguma Poesia (1930)
Brejo das Almas (1934)
Sentimento do Mundo (1940)
Poesias (1942)
A Rosa do Povo (1945)
Poesia até Agora (1948)
Claro Enigma (1951)
Viola de Bolso (1952)
Fazendeiro do Ar & Poesia Até Agora (1953)
Poemas (1959)
A Vida Passada a Limpo (1959)
Lições de Coisas (1962)
Boitempo (1968)
Menino Antigo (1973)
Discurso da Primavera e Outras Sombras (1978)
O Corpo (1984)
Amar se Aprende Amando (1985)

Prosas

Confissões de Minas (1942)
Contos de Aprendiz (1951)
Passeios na Ilha (1952)
Cadeira de Balanço (1970)
Moça Deitada na Grama (1987)

Conheça mais sobre o colégio particular Carlos Drummond de Andrade

O Colégio Carlos Drummond de Andrade está localizado no município de Diadema / SP e nasceu do crescimento da Escola de Educação Infantil Catatau, que foi fundada em 1980 e hoje já somam-se mais de 40 anos dedicados à Educação. A determinação e competência dos professores e fundadores Évaro Tadeu Toledo e Josefina de Assis Toledo fizeram com que, rapidamente, aquela pequena estrutura inicial ganhasse alicerces sólidos para vir a disseminar a Educação de forma completa e abrangente, da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio e Período Integral.

Metodologia aplicada no Colégio Carlos Drummond de Andrade

A filosofia educacional adotada pela equipe do Colégio Carlos Drummond de Andrade está embasada na formação de um indivíduo consciente, constituído de uma cultura que lhe permita conhecer, compreender e refletir sobre o mundo; um cidadão com visão crítica da realidade, capaz de atuar e intervir de forma eficaz e eficiente na sociedade que está inserida. Inspirados por estes princípios, emprestamos ao grande poeta brasileiro o nome “Carlos Drummond de Andrade”, como forma de valorização e homenagem a este ícone de nossa cultura.

A didática adotada pelo Colégio Carlos Drummond de Andrade favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla de experiências, uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. O aluno é considerado um ser participativo e a escola é a mediadora do processo desse desenvolvimento.

O Colégio Carlos Drummond de Andrade é o lugar para ser feliz, aprendendo a aprender, aprendendo a fazer, aprendendo a viver e conviver, enfim aprendendo
a “SER”.

Assista ao vídeo abaixo com o Tour pelo nosso colégio.

Reproduzir vídeo

Diretores – Prof.ª Jô e seu irmão Prof.º Toledo.

Agora que você sabe um pouco mais sobre nossa história, venha nos conhecer, agende sua visita com a nossa secretaria. Será um prazer receber você e seu filho em nosso colégio!

Compartilhe:

fale com a
nossa secretaria.

VEJA TAMBÉM