Confira dicas que irão ajudar o seu filho no processo de compreender os sentimentos e controlar as emoções.
Crianças que sabem controlar suas emoções tendem a ser mais tranquilas, estudiosas e sociáveis. Por isso, trabalhar a inteligência emocional na infância, é importante para que seu filho tenha relações mais saudáveis e felizes.
Além disso, aprender lidar com as situações do dia a dia como por exemplo, ouvir um não ou se colocar no lugar do outro, contribuem na formação de adultos fortes e seguros tanto na vida pessoal quanto profissional.
Confira a seguir os temas que iremos abordar:
• O que é inteligência emocional
• Dicas para desenvolver inteligência emocional nos filhos
• Como funciona a escola da inteligência no CCDA
Prepare seu filho para aprender a lidar com os altos e baixos da vida.
O que é inteligência emocional
Inteligência emocional é um conceito que está relacionado em controlar as emoções, ou seja, quando sentimos raiva ou frustração, devemos compreender essas emoções e ter a capacidade de lidar com elas.
Mas lembre-se, isso não significa que uma criança emocionalmente saudável não chore, ela irá compreender e superar esse sentimento para voltar o mais rápido ao seu estado normal.
Dicas para desenvolver inteligência emocional nos filhos
Confira 5 dicas importantes para você ajudar seu filho a compreender os sentimentos e controlar as emoções:
1. Crie conexões com seu filho
Fale com seu filho de igual para igual, mesmo tom de voz, mesma altura, isso ajuda gerar uma sintonia e essa conexão permite que ele pare para te ouvir.
2. Ajude-o a se expressar
Ajude seu filho a expressar os sentimentos, uma dica é pedir para ele escreva o que está sentindo e porque, essa é uma boa forma de colocar a emoção para fora e aliviar a raiva.
3. Desperte outros pontos de vista
Incentive seu filho a olhar a situação com outro ponto de vista, toda situação tem o lado bom e o lado ruim, mostre que ele pode escolher o que irá sentir.
4. Tenha empatia e respeito
Se coloque no lugar do seu filho para você conseguir ajudá-lo. A dor e o sofrimento de uma criança é diferente da dor e sofrimento de um adulto. Devemos respeitar as emoções das crianças.
5. Não cobre demais
Evite o hábito de cobrar demais sobre os estudos, prática de exercícios e convívio social, isso gera baixa auto estima no seu filho, então encontre um equilíbrio.
Como funciona a escola da inteligência no CCDA
Aqui no colégio particular Carlos Drummond de Andrade a educação é levada a sério, aliamos o ensino forte do sistema ETAPA à educação socioemocional através do material da Escola da Inteligência, desenvolvido pelo renomado escritor e doutor Augusto Cury.
Para contribuir com equilíbrio emocional dos dos alunos, os professores estimulam diálogos, dinâmicas constantes para que eles possam expressar seus anseios, medos e frustrações, através da autorreflexão e autoconhecimento, aliado aos exercícios os alunos absorvem o conteúdo e desenvolvem habilidades que contribuem para viver em sociedade.
Nesse contexto, nossos educadores junto à coordenação promovem debates de diversos assuntos, como preconceito, nervosismo, ansiedade, finanças pessoais, entre muitos outros temas para que eles opinem, identifiquem pontos de vistas diferentes através de outras pessoas e sejam estimulados a buscarem argumentos, além de ampliarem a sua capacidade de comunicação.
Através do material da Escola da Inteligência o seu filho terá a possibilidade de aprender o significado do amor, alegria, medo, insegurança, entre outros sentimentos para que através dos ensinamentos adquiridos os alunos possam ser mais disciplinados e ter uma vida mais saudável e feliz.
Agora que você já sabe como praticar inteligência emocional e como podemos contribuir na educação do seu filho, agende sua visita com a nossa secretaria.