Dicas para incentivar os filhos a comer alimentos saudáveis

Compartilhe:

Veja os benefícios de implementar hábitos alimentares saudáveis na infância e como você pode incentivar seu filho a comer melhor.

Você sabe a importância de uma alimentação saudável desde a infância?

Uma alimentação saudável é muito importante para o desenvolvimento das crianças, alimentos ricos em vitaminas e nutrientes trazem muitos benefícios para saúde, dando mais energia para brincar, praticar esportes e estudar.

Tão importante quanto ter uma infância saudável é ter uma infância feliz.

Benefícios de comer alimentos saudáveis na infância

Saúde física

Um dos benefícios que podemos destacar para as crianças que têm hábitos alimentares saudáveis é o aumento da imunidade, que previne doenças como a anemia, déficit de crescimento e obesidade.

Mas a alimentação não só tem um papel importante na saúde física, como também na mental. A depressão é uma doença que está relacionada com a qualidade nutricional dos alimentos.

Saúde mental

Já existem alguns estudos que mostram a relação dos alimentos com a saúde mental, doenças como ansiedade e depressão podem se desenvolver devido a má alimentação.

De acordo com a doutora Vernimmen, “as pessoas que seguem uma alimentação rica em verduras, frutas, grãos sem processar e peixes, que contêm poucas quantidades de carnes e laticínios, têm risco de depressão de 25% a 35% mais baixo”.

A especialista acrescenta também que os picos altos de açúcar podem contribuir para uma crise de ansiedade a um ataque de pânico.

5 Dicas para incentivar a alimentação saudável na infância

Os pais têm um papel muito importante com relação aos hábitos saudáveis dos filhos, alimentação saudável deve ser aplicada desde os primeiros anos de vida.

Confira a seguir 5 dicas práticas que vão te auxiliar ao incentivar seu filho a comer bem:

1. Ofereça uma variedade de alimentos do mesmo grupo, assim quando seu filho se recusar a comer determinado alimento, ele terá outra opção.

Abaixo, veja a diferença entre grupos através da Pirâmide alimentar.

2. Não obrigue seu filho comer, mas também quando ele não quiser comer, evite substituir as refeições por lanches.

3. Monte um prato divertido e atraente, isso vai ajudar a motivar seu filho na hora da refeição.

4. Caso tenha algum alimento que seu filho rejeita com frequência, tente oferecer o alimento feito de formas diferentes, como por exemplo, em forma de sucos, sorvetes ou caldos.

5. Chame seu filho para colocar a mão na massa, pode ser um momento divertido para integrar a família e é uma forma de despertar o interesse dele para experimentar novos alimentos.

Uma dica extra: Seja o exemplo! Além de inspirar seu filho a comer de maneira saudável e de forma equilibrada, você também terá uma ótima saúde física e mental para poder realizar as atividades do dia a dia e ainda ter aquela motivação extra para brincar com seu filho.

Conheça como é a alimentação saudável do Integral no CCDA

Todas as crianças devem ter acesso a nutrientes básicos para o seu desenvolvimento e a escola também tem um papel importante para estimular uma alimentação saudável desde a infância.

Aqui no Colégio Carlos Drummond de Andrade, a educação é levada a sério e em relação à alimentação não é diferente. Nossos alunos do período integral tem uma alimentação saudável e balanceada, para todas as suas necessidades diárias, a fim de proporcionar bem estar e ajudar no rendimento escolar.

Por isso oferecemos refeições que obedecem às leis da alimentação saudável, que são preparadas por profissionais qualificados, que usam métodos para obter toda a riqueza nutricional dos alimentos. Assista ao vídeo:

Reproduzir vídeo

Agora que você já sabe como incentivar seu filho a comer alimentos saudáveis e como contribuímos para a alimentação balanceada dos nossos alunos, venha nos conhecer, agende sua visita com a nossa secretaria. Será um prazer receber você e seu filho em nosso colégio!

Compartilhe:

fale com a
nossa secretaria.

VEJA TAMBÉM