crianca-ccda

Cada criança tem seu tempo

Compartilhe:

Entenda o ritmo único do seu filho e evite comparações na Educação Infantil.

A jornada da paternidade e da maternidade é cheia de alegrias, mas também de muitos desafios. Uma das maiores armadilhas que os pais enfrentam é comparar o desenvolvimento do seu filho com o de outras crianças. Seja na rodinha de amigos, na fila da escola ou até mesmo nas redes sociais, sempre parece haver uma criança que já fala frases completas, anda de bicicleta sem rodinhas ou lê antes da hora.

Essa comparação pode gerar ansiedade e até prejudicar a autoestima do seu filho. Neste artigo, vamos mostrar por que cada criança tem seu próprio tempo e como você pode evitar essa armadilha da comparação.

Acolhimento e paciência são
essenciais para o crescimento

Cada criança tem seu tempo

Na Educação Infantil, as diferenças entre as crianças ficam bem visíveis. Na mesma turma, você pode ver uma que fala o tempo todo e outra que é mais observadora. Uma que se joga nas brincadeiras e outra que precisa ficar mais perto do adulto para se sentir segura. Uma que já vai ao banheiro sozinha e outra que ainda está em transição.

Isso não quer dizer que algo esteja errado. Em muitas situações, estamos falando de trajetórias diferentes para chegar a um desenvolvimento saudável. Cada criança combina sua história, seu jeito de ser, suas experiências e seu grau de maturidade. 

Respeitar o tempo da criança é acompanhar de perto, oferecer um ambiente rico em estímulos e propor desafios que sejam possíveis para ela. O amadurecimento não obedece a uma régua única. O mais importante é focar no progresso individual. Quando você olha para o que seu filho já consegue fazer hoje, em vez de olhar apenas para onde ele ainda não chegou, fica mais fácil enxergar a evolução dele.

Entendendo os diferentes ritmos de desenvolvimento

Existem muitos fatores que influenciam o tempo que o seu filho leva para se desenvolver e a maioria deles está fora do seu controle.

Fatores biológicos e genéticos: Assim como a altura ou a cor dos olhos, o ritmo do cérebro e do corpo é determinado em parte pela genética. Algumas crianças têm uma predisposição natural para desenvolver a fala mais cedo, enquanto outras podem ter mais facilidade com a coordenação motora.

Ambiente e estímulos: O ambiente em que a criança cresce é um motor poderoso de desenvolvimento. Uma criança que é constantemente estimulada a interagir, brincar e explorar terá um desenvolvimento diferente de outra que passa mais tempo em ambientes menos interativos.

Personalidade e temperamento: O temperamento da criança também desempenha um papel fundamental. Uma criança mais observadora e cautelosa pode demorar mais para se arriscar a andar ou falar, preferindo absorver o mundo ao seu redor antes de agir. Já uma criança mais impulsiva pode se lançar nas atividades mais rapidamente.

Oportunidades de aprendizagem: Cada criança tem oportunidades de aprendizado diferentes. Se uma criança tem mais contato com livros e histórias, a alfabetização pode vir com mais facilidade. Se outra passa mais tempo brincando ao ar livre, o desenvolvimento motor pode ser acelerado.

O papel dos pais e da escola é oferecer um ambiente rico e seguro, que respeite essas individualidades sem pressionar.

O CCDA e o respeito ao tempo dos alunos

No Colégio Carlos Drummond de Andrade, nós entendemos que cada criança é única. Por isso, nosso trabalho na Educação Infantil é pautado no respeito, transformando a sala de aula em um espaço de acolhimento e desenvolvimento integral.

Um dos nossos grandes diferenciais é a Educação Socioemocional que faz parte da proposta pedagógica desde os primeiros anos escolares. Por meio do material da Escola da Inteligência, desenvolvido pelo renomado escritor e doutor Augusto Cury.


Com o material da Escola da Inteligência, ensinamos nossos alunos a olhar para as próprias emoções, identificar o que sentem, pensar antes de agir e fortalecer a autoestima. Na prática, esse trabalho ajuda crianças e adolescentes a entender melhor o que acontece por dentro e a encontrar caminhos mais saudáveis para lidar com frustrações, regras e a convivência.

A educação socioemocional é um conceito de aprendizado que visa trabalhar e desenvolver a inteligência emocional e potencializar habilidades essenciais, como:

  • Autoconhecimento e autogestão.
  • Pensamento crítico e criatividade.
  • Resiliência e capacidade de resolver problemas.
  • Habilidades para construir relações saudáveis e administrar conflitos.


Para desenvolver a inteligência emocional dos alunos, nossos professores estimulam diálogos e dinâmicas constantes para que eles possam expressar seus anseios, medos e frustrações, através da autorreflexão e autoconhecimento. 

Assista ao vídeo abaixo e veja como trabalhamos o desenvolvimento socioemocional dos alunos:

No Colégio Carlos Drummond de Andrade, a educação é levada a sério. Aliamos o ensino forte do sistema ETAPA à educação socioemocional através do material da Escola da Inteligência. Através desse material, seu filho terá a possibilidade de aprender o significado do amor, alegria, medo, insegurança, entre outros sentimentos, para que eles identifiquem e, através dos ensinamentos, possam ter uma vida mais saudável e feliz.

O melhor que você pode fazer pelo desenvolvimento do seu filho é trocar a régua da comparação pela lente do acolhimento. Celebre cada pequena conquista, respeite o ritmo dele e confie no potencial único que ele tem.

Venha ver de perto como tornamos o desenvolvimento mais leve e respeitoso no CCDA. Agende uma visita com a nossa secretaria e descubra como podemos apoiar seu filho a estudar com mais segurança e tranquilidade.

Compartilhe:

fale com a
nossa secretaria.