Levar ou não levar os filhos para escola na pandemia?

Compartilhe:

Saiba a importância da escola na vida das crianças e adolescentes, consequências do confinamento e alternativas para manter o aprendizado do seu filho.

O que você acha sobre levar seu filho para a escola na pandemia? Concorda? Discorda? Tem medo? Esse é um assunto muito importante e que divide opiniões, por isso decidimos mostrar nesse artigo a importância da escola e como ela pode ser sua aliada no desenvolvimento do seu filho.

Desde quando ouvimos falar do sobre o vírus da Covid-19 muitas mudanças ocorreram em nossas vidas, pois tivemos que nos adaptar a novos formatos de trabalho, novos hábitos de consumo, restrições em diversos setores, isolamento social, suspensão das aulas, perigo de contágio do vírus, preocupação com situação econômica do país, enfim foram muitos os desafios.

Dentro dessas mudanças que a pandemia nos trouxe, não podemos deixar de falar da suspensão das aulas e o fechamento  das escolas, foi uma das primeiras medidas adotadas pelos governantes. Fato é que foi muito importante o período de confinamento para não sobrecarregar o sistema de saúde, porém a escola tem um papel muito importante e essencial na vida das crianças e adolescentes, que vão muito além da formação acadêmica.

Porque você deve procurar imediatamente
uma escola particular para o seu filho

Como a escola influencia no desenvolvimento humano

Você sabia que o aprendizado que as crianças adquirem no convívio com outras crianças na escola, contribui na formação do seu caráter, conduta ética e moral? Esses fatores no aprendizado e formação são muito importantes e que não dependem apenas da educação dos pais e familiares para se desenvolver.

É essencial para as crianças terem os pais presentes, mas também é importante o convívio com outras pessoas. A escola particular é um local que reúne diversidade e que contribui no desenvolvimento do senso de pertencimento, na capacidade de criar relações afetivas fora do ambiente familiar, a controlar emoções, frustrações, resolver conflitos, além de desenvolver habilidades como o trabalho em equipe, companheirismo, empatia, amizade liderança entre outras.

Consequências do isolamento social na vida seu filho 

 

Devemos pensar nos impactos e consequências que o isolamento social pode trazer para o desenvolvimento e a educação de toda uma geração. A ausência de atividades coletivas, como a prática de esportes, a falta de interação com colegas da escola, aliadas à responsabilidade de cumprir, sozinho as tarefas, afetam diretamente a estabilidade emocional das crianças e adolescentes. 

Pensando em te ajudar a identificar os sinais de alerta com relação aos comportamentos do seu filho, listamos alguns dos maiores impactos que a pandemia pode causar, veja quais são:

Transtornos de sono
Impulsividade
Ansiedade
Depressão
Agressividade

Agravamento de doenças e complicações na pandemia

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o campeão mundial em casos de transtorno de ansiedade e ocupa o segundo lugar em transtornos depressivos, que podem levar ao suicídio. Nesse período de isolamento a irritabilidade é uma das principais reações emocionais causadas em crianças, já em adolescentes, os principais quadros clínicos apresentados são a tristeza, a solidão e o tédio.

E as notícias não param por aí, segundo a professora Leila Tardivo, do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) da USP diz que na rede Apoiar, o principal motivo da busca por ajuda foi ansiedade, que engloba fobia, medo, pânico, medo de ficar doente – especialmente quando pessoas próximas a ela começam a adoecer – e também uma grande quantidade de pessoas com depressão,” o que preocupa são os casos em adolescentes, pois há reações suicidas.

Informações específicas sobre a Ansiedade

 

Quase 10% dos brasileiros manifestam os sintomas com relação a ansiedade, que se dividem principalmente entre:

Ataques de pânico
Fobias
Transtornos obsessivos compulsivos
Estresse pós-trauma
Ansiedade generalizada

Nesse aspecto o Colégio Carlos Drummond de Andrade é pioneiro em utilizar a Inteligência emocional para ajudar a combater esse e outros desafios com apoio do material desenvolvido pelo renomado escritor e doutor Augusto Cury, saiba mais aqui.

Reproduzir vídeo

Protocolos de segurança de volta às aulas no CCDA

 

O Colégio Carlos Drummond de Andrade está preparado para a retomada das aulas presenciais, pois seguimos todos os protocolos de biossegurança para proporcionar um retorno seguro.

O protocolo de retorno que estamos seguindo é com base em estudos na Sociedade Brasileira de Pediatria e Nota Técnica do Ministério da Educação, sendo elaborado pelo Sindicato e pela Federação das Escolas Particulares do Estado de São Paulo.

No retorno presencial o CCDA oferece um acolhimento emocional diário, atividades desenvolvidas pelos professores junto à coordenação e o reforço frequente das regras de convivência.

As aulas possuem o formato híbrido, ou seja, elas ocorrem presencial e também ao vivo com a capacidade de alunos reduzida. Veja as principais medidas diárias adotadas pelo nosso colégio:

Higienização constante
Áreas sempre abertas
Protocolos seguidos rigorosamente
Áreas de ventilação constante
Portas e vidros sempre abertos
Ar condicionado e ventilador não acionados
Desativação temporária dos elevadores

Agora que você já sabe a importância de levar o seu filho para a escola como uma forma de contribuir com seu desenvolvimento físico, mental e ainda mantê- lo protegido, agende sua visita em nosso colégio e venha nos conhecer!

Compartilhe:

fale com a
nossa secretaria.

VEJA TAMBÉM