Saiba mais sobre o novo ensino médio e quais os benefícios para a educação do seu filho.
O novo ensino médio tem como objetivo aumentar a carga horária do ensino e flexibilizar a grade curricular, onde permite que o aluno escolha parte do que irá estudar.
Nesse novo formato de ensino o número de horas anuais obrigatórias passa de 800 para 1.000 horas, ou de quatro para cinco horas diárias na grade escolar.
Mas você deve estar se perguntando, qual é o objetivo com esse novo ensino médio? Com o intuito de deixar o ensino mais atrativo, o aluno deverá se dedicar a 40% da carga horária aos chamados itinerários formativos, ou também conhecido como áreas em que o aluno poderá se aprofundar.
Continue a leitura e saiba como é o novo ensino médio no Colégio Carlos Drummond de Andrade!
Confira seguir os temas que iremos abordar nesse artigo:
• Como funciona o novo ensino médio no CCDA
• Conheça os tipos de itinerários formativos no CCDA
Garanta ao seu filho uma base sólida para sua formação profissional
Como funciona o novo ensino médio no CCDA
O novo ensino médio do CCDA tem foco total na formação sólida acadêmica, curricular, que é a base para todas as profissões, adquirindo o conhecimento necessário para formar grandes profissionais através do ingresso em grandes universidades brasileiras ou internacionais.
O Colégio Carlos Drummond de Andrade oferece a base necessária para a escolha profissional assertiva, trabalhando com o projeto de vida e itinerários formativos.
Mas o que é o projeto de vida?
O projeto de vida é o desenvolvimento pessoal, educacional e profissional, onde aborda temas durante o ensino médio que incentivem o autoconhecimento, o pensamento crítico, planejamento, liderança, colaboração entre outras habilidades, indiferentemente da carreira escolhida.
E o que são os Itinerários formativos?
É um conjunto de disciplinas eletivas que os estudantes poderão escolher no ensino médio, explorando novos conteúdos buscando definir a escolha profissional.
Leitura recomendada: Colégio ETAPA em Diadema
Conheça os tipos de itinerários formativos no CCDA
No CCDA o estudante poderá escolher um dos dois itinerários formativos abaixo, seguem os exemplos de disciplinas eletivas:
1. DIPLOMACIA
Ao escolher a opção de Itinerário diplomacia no CCDA, os alunos poderão estudar as seguintes disciplinas eletivas:
• English Language Composition
O objetivo é aprimorar a língua inglesa, trabalhando aspectos socioculturais e interpessoais no Brasil e nos Estados Unidos através de atividades de produção oral e escrita.
• Atualidades e Geopolítica
Nessa disciplina aborda temas como política, economia, sociedade, cultura, tecnologia e meio ambiente, interpretando textos e realizando debates.
• Mediação
A mediação desenvolve habilidades em oratória, persuasão, diplomacia, cordialidade, cooperação, negociação e resolução de conflitos, além de ampliar a visão do estudante quanto ao cenário mundial.
Com esse conteúdo, o aluno adquire conhecimento em áreas como economia, direito, saúde, engenharia, física, além de trabalhar competências relacionadas a respeito ao próximo, tolerância e direitos humanos.
• Estudos Narrativos
Já os estudos narrativos contam com técnicas de leitura, da linguagem verbal (narrativas, poemas e canções) a não verbal (fotografias e pinturas), passando pelas mistas (linguagem cinematográfica, charges e quadrinhos). O intuito é estimular o aluno a novas formas de inteligência, com princípios de neurociência, para desenvolver a capacidade analítica e argumentativa dos alunos.
2. NEGÓCIOS DO SÉCULO XXI
Ao escolher a opção de itinerário negócios do século XXI no CCDA, os alunos podem estudar as seguintes disciplinas eletivas:
• Makerbótica
No Makerbótica o aluno irá desenvolver projetos e construção de aparelhos como por exemplo, máquinas programáveis, robôs, com componentes mecânicos e eletrônicos aliados às disciplinas do currículo escolar, como matemática, física e informática.
• Empreendedorismo
O objetivo dessa disciplina é que o aluno coloque em prática projetos de vida, tanto pessoal quanto profissional, utilizando técnicas modernas para identificar as oportunidades de negócio. Com isso o aluno poderá desenvolver o pensamento crítico, trabalho em equipe e a criatividade.
• Educação Financeira
Com a educação financeira, o aluno irá aprender a organizar a vida financeira, a controlar as suas despesas, ter consumo consciente, aprender sobre investimentos, além de planejamento e aquisição de bens.
• Ciência da Computação
Nessa disciplina serão aplicados conceitos de lógica e linguagem de programação como C++, uma das mais importantes para o desenvolvimento de aplicativos.
• Neurociência
Já na Neurociência, aborda o estudo do cérebro e do sistema nervoso como um todo, para entender como nos movemos, como funciona a nossa percepção, entre outros temas. O intuito é despertar a curiosidade dos alunos do ensino médio e abrir um novo leque para futuras escolhas profissionais.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o novo ensino médio do Colégio Carlos Drummond de Andrade, entre em contato com a nossa secretaria e saiba como seu filho pode fazer parte do colégio mais completo de Diadema.