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Dicas para manter o equilíbrio emocional das crianças durante a pandemia

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Saiba mais sobre as consequências do isolamento social, o uso excessivo de telas e dicas de como utilizar a educação socioemocional a favor do seu filho.

Com a chegada da pandemia do COVID 19 o mundo realmente mudou, tivemos
que nos adaptar de forma rápida a nova forma de trabalhar, de se relacionar,
de lazer, entre outros.

De uma hora pra outra, milhares de famílias se viram diante da dificuldade de
se adaptar ao “novo normal”, às funções domésticas, atenção aos filhos e tarefas
profissionais, tudo acontecendo no mesmo ambiente, gerando estresse,
frustrações e ansiedade a todos.

Diante dos impactos que a pandemia nos trouxe, como conseguir conciliar diversas funções e manter o equilíbrio emocional das crianças? Continue a leitura
e tenha respostas que ajudarão no dia a dia do seu filho.

Conheça os desafios para manter o equilíbrio emocional e como a educação socioemocional pode te ajudar.

Impactos do isolamento social na saúde mental das crianças

 
No período de muitas restrições, o medo, a ansiedade, a tristeza, o sedentarismo e dependência tecnológica, são apenas alguns dos impactos que o distanciamento social trouxe na vida de muitas crianças e adolescentes e até mesmo os adultos. Deixar as crianças livres sem regras, sem rotina, gera angústia, pois elas se sentem perdidas. Manter uma organização e criar uma rotina ajuda as crianças lidarem melhor com o isolamento social e consequentemente manterem o equilíbrio emocional.

Como lidar com os impactos da pandemia

 

Durante esse período que estamos vivendo é normal que as crianças perguntem
o que está acontecendo e crie fantasias sobre a doença, a imaginação
podem gerar medo, sendo assim é o papel dos pais conversarem sobre o que
está acontecendo de uma forma otimista e ensinar as crianças e adolescentes
como se cuidarem, evitando o excesso de informação.

É aconselhável criar um planejamento, incorporar regras básicas como horário
para dormir, acordar, fazer as refeições e atividades escolares. É muito importante
que a participação dos pais passe uma sensação de companheirismo,
solidariedade e segurança.

O que mudou na rotina das crianças

 

Com a pandemia, as crianças e adolescentes passaram a usar constantemente
as telas, para o desempenho das tarefas escolares, aulas virtuais,
pesquisas, para se comunicar com família e amigos e para entretenimento.

O uso excessivo de telas pode gerar dependência, dificuldade de concentração
nos estudos e prejudica a relação entre pais e filhos, impedindo que as
crianças manifestem suas emoções.

“Segundo Cristiano Nabuco, coordenador do grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria da USP, quando o conteúdo que era offline é transportado de maneira rápida para o digital, gera uma perda de atenção. “Não conseguimos reter a informação no nível e na velocidade em que é apresentada, o que começa gerar perda de memória de longo prazo. Isso faz com que essas crianças e adolescentes percam a capacidade de associacionismo. Ficam mais “rasas”, a primeira capacidade sacrificada é a criatividade, eles perdem a habilidade de conhecimento profundo, não
tem tanta capacidade de interpretar texto, perdem a habilidade de reter as informações de forma adequada para o cérebro. Ou seja, se a informação não for rápida, fracionada, e telegrafada, não desperta interesse e com isso, cria-se um nivelamento negativo.” Fonte: Estadão

Como utilizar as telas de forma saudável


De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, ela recomenda limitar o uso de telas para crianças entre 2 e 5 anos em 1 hora por dia, para crianças entre 6 e 10 anos é recomendado 2 horas e para os mais velhos, a recomendação é de apenas 3 horas.

Confira 5 dicas para seu filho fazer um uso saudável das telas:

Evite o uso do celular durante as refeições;
Limite o tempo de uso, conforme a idade recomendada;
Evite disponibilizar o celular e computador no quarto;
Estimule jogos de tabuleiros e atividades com circuitos;
Sejam exemplos.

Como o CDDA contribui para o equilíbrio emocional dos alunos

 

Aqui no Colégio particular Carlos Drummond de Andrade a educação é
levada a sério, aliamos o ensino forte do sistema ETAPA à educação socioemocional através do material da Escola da Inteligência, desenvolvido pelo
renomado escritor e doutor Augusto Cury.

Para contribuir com equilíbrio emocional dos dos alunos, os professores estimulam diálogos, dinâmicas constantes para que eles possam expressar seus
anseios, medos e frustrações, através da autorreflexão e autoconhecimento,
aliado aos exercícios os alunos absorvem o conteúdo e desenvolvem habilidades
que contribuem para viver em sociedade.

Nesse contexto, nossos educadores junto à coordenação promovem debates
de diversos assuntos, como preconceito, nervosismo, ansiedade, finanças pessoais,
entre muitos outros temas para que eles opinem, identifiquem pontos
de vistas diferentes através de outras pessoas e sejam estimulados a buscarem
argumentos, além de ampliarem a sua capacidade de comunicação.

Através do material da Escola da Inteligência o seu filho terá a possibilidade
de aprender o significado do amor, alegria, medo, insegurança, entre outros
sentimentos, para que eles identifiquem e através dos ensinamentos possam
ser mais disciplinados e com isso ter uma vida mais saudável e feliz.

Agora que você já leu as dicas para manter o equilíbrio emocional das crianças
e como podemos contribuir na educação socioemocional do seu filho,
agende sua visita em nosso colégio e venha nos conhecer!

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nossa secretaria.